Edições Anteriores

I Semana Nacional de Arquivos

Arquivo do Poder Judiciário/Fórum de Bragança e Arquivo da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) & Avant-première do documentário Les Tembé, citoyens brésiliens de la forêt (Os Tembé, cidadãos brasileiros da floresta)


Período: 07 e 08 de junho de 2017.

Local: Salão do Júri do Fórum de Bragança, Desembargador Augusto Borborema.


A I Semana Nacional de Arquivos, em Bragança, ocorreu entre os dias 7 e 8 de junho de 2017. Foi realizada no Fórum da Comarca de Bragança e na UFPA/Campus de Bragança, tendo como tema  geral "Arquivo do Poder Judiciário/Fórum de Bragança e Arquivo da Fundação Nacional do Índio (FUNAI)".

Esta primeira edição buscou dar visibilidade às atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão "Preservação documental e organização do acervo do Fórum de Bragança", coordenado pela professora M.Sc. Magda Nazaré Pereira da Costa, e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM), coordenado pela professora Dr.ª Vanderlúcia da Silva Ponte, ambos vinculados ao Laboratório de História e Patrimônio Cultural na Amazônia.

Foram assinados os convênios entre a UFPA/Campus de Bragança e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), para a manutenção da documentação judiciária do Arquivo Histórico do Fórum de Bragança, e entre a UFPA/Campus de Bragança e a FUNAI, para a catalogação e sistematização dos documentos do Serviço de Proteção aos Índios (SPI).

Na mesma ocasião, foi lançado o documentário Les Tembé, citoyens brésiliens de la forêt (Os Tembé, cidadãos brasileiros da floresta), produzido pela Rataf Association (França), em parceria com a UFPA/Campus de Bragança, que retratou aspectos da vida cotidiana dos Tenetehar-Tembé, povo indígena que habita as margens dos rios Guamá e Gurupi, no nordeste do Pará. O documentário foi prestigiado pela comunidade acadêmica e pelos Tenetehar-Tembé, protagonistas tanto da produção audiovisual quanto de outros eventos organizados pela Faculdade de História do Campus de Bragança. Segue abaixo o link para o documentário:



II Semana Nacional de Arquivos

História, Memória, Patrimônio e Arquivos em Bragança-PA

Período: 06 a 08 de junho de 2018.

Local: Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança.


A Semana Nacional de Arquivos integra uma programação nacional e converte-se em uma rede de eventos da qual as diversas instituições arquivísticas do País participaram inscrevendo suas programações locais. O evento nacional é organizado pelo Arquivo Nacional, com a Fundação Casa de Rui Barbosa, e teve diversas ações pelo Brasil, no período de 4 a 9 de junho de 2018.

Em sua segunda edição, com o tema "História, Memória, Patrimônio e Arquivos em Bragança-PA", a Semana Nacional de Arquivos ocorreu entre os dias 06 e 08 de junho de 2018, nas dependências da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança. 

O evento visou reunir estudantes da graduação e da pós-graduação, pesquisadores, professores da Educação Básica, instituições parceiras, o povo Tenetehar-Tembé e as comunidades locais, inclusive as quilombolas, a fim de dialogar sobre a importância dos acervos, investigar as memórias e as identidades sociais que permeiam diferentes perspectivas históricas e questionar o papel do historiador no processo de análise, sistematização e manutenção do patrimônio cultural em níveis local, regional e nacional.

O evento pretendeu, também, socializar os resultados das pesquisas desenvolvidas pela Faculdade de História da UFPA/Campus de Bragança e, em especial, os do Projeto "Preservação documental e organização do acervo do Fórum de Bragança" (PRODOC). Também foi lançada a cartilha "Saberes e Patrimônio na Amazônia", resultante das atividades de Estágio Supervisionado  IV dos discentes da Graduação em História, da turma de formandos HB2014, fruto das pesquisas desenvolvidas em comunidades indígenas e tradicionais e no acervo histórico do Fórum de Bragança.